proteses dental fixa

Suas Principais dúvidas respondidas sobre Prótese Fixa Dental.

Entende-se por prótese fixa dental a restauração parcial ou total da coroa de um dente (prótese unitária) ou a reposição de mais elementos dentários apoiados sobre dentes preparados para se configurar uma prótese parcial fixa ou conhecida também como “ponte fixa”. Vem sendo executadas há muitas décadas, e podem ser realizadas tanto sobre dentes, como nos implantes dentários.
Não são prontamente removíveis, havendo necessidade do dentista para se fazer a remoção quando necessária, através do saca-prótese ou de brocas especiais para cortá-la.

Próteses Fixas Dentária- Suas Principais Dúvidas respondidas.

protese fixa dentaria

Quais são os tipos de próteses fixas?

Existem basicamente 3 tipos,  A unitária, a  prótese fixa parcial e a prótese fixa total. Nessas 3 categorias podemos usar diferente matérias para confecção do trabalho . Essas próteses podem ser: de metal, metal com porcelana, acrílico, cerômeros, zircônia, porcelana pura, ouro etc.

A prótese fixa causa mal Hálito?

Como qualquer pessoa é necessário a escovação de pelo menos 3 vezes ao dia, além dos dentes e da prótese, a língua também deverá ser higienizada.

Para que não ocorram infiltrações, ou mesmo desadaptações, os preparos tem que ser executados com extrema precisão, uma moldagem perfeita para obtenção de um modelo de trabalho fiel.

Como higienizar as próteses fixas?

Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais: passadores de fio dental, ou fios com a ponta endurecida, para a limpeza dos espaços protéticos.

O mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o mau tratamento dado a materiais e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito.

No caso das próteses fixas sobre implantes ,esse risco é menor ,principalmente quando usamos peças pré- fabricadas os mesmo implantes de conexão interna como por exemplo cone morse.

Saiba mais um pouco: Prótese Dentária Fixa

O que justifica ser tão cara?

A primeira justificativa é o tempo de mão-de-obra clínica e laboratorial; a segunda é o valor da mão-de-obra especializada clínica e laboratorial: cada dentista ou protético tem o seu valor pelos critérios de qualidade final de sua prótese, fundamentados em seu conhecimento adquirido em estudos e muitos cursos, e em sua destreza e habilidade; a terceira é o valor dos materiais, equipamentos e processos necessários para a execução de qualquer prótese fixa.

Demora para ser executada?

Sim, demora. Um bom dentista não consegue fazer uma incrustação metálico-fundida, que é a prótese fixa mais simples, em uma única sessão, pois ela exigirá, no mínimo, de 3 a 4 sessões clínicas de 1 hora, e mais 3 sessões laboratoriais.

O resultado estético é bom?

Sim, no geral é bom. Mas há casos de grande perda óssea que dificultam a obtenção de uma estética excelente. Nesses casos, o tratamento tem como primeiro objetivo restabelecer a função da mastigação; como segundo, a durabilidade e, em terceiro lugar, a estética.

Eu fico sem os dentes durante o tratamento?

Não e não! Um bom dentista supre o seu paciente de proteção provisória adequada aos dentes preparados com substitutos plásticos fixados com cimento de baixa resistência, possibilitando-o a mastigar, falar e sorrir, satisfatoriamente, durante o tratamento.

Por que o dente perdido precisa ser substituído?

Os dentes para funcionarem bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior sempre submetidos a um sistema de forças oriundas dos músculos mastigadores, lábios, bochechas e língua.

A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. E espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados porque eles fazem parte de um todo: o sistema mastigatório.

Você sabia que a falta de um ou mais dentes podem causar doenças bucais, digestivo e afetar sua vida social?

Se você precisa resolver esse problema, entre em contato conosco através do formulário abaixo: