enxerto sobre implante dentario

Enxerto ósseo para instalação de implante dentário? Descubra.

Neste artigo você vai descobrir mais sobre o tempo de recuperação, se é possível haver rejeição, para quem realmente precisa desse tipo de procedimento, o que fazer caso há infecção, os cuidados que devemos ter antes e depois…

Enxerto ósseo para instalação de implante dentário?

Os enxertos ósseos são uma importante ferramenta que pode ser utilizada nos tratamentos envolvendo implantes dentais.

Quando um paciente chega ao consultório dos especialistas em Implante (Implantodontistas), geralmente já passou por diversos dentistas e tem um histórico de inúmeros tratamentos que fracassaram, ou teve algum acidente traumático que pode ter provocado a perda de dentes e mesmo tecido ósseo.

Para conseguir instalar um implante com segurança é preciso ter condição óssea favorável,  que seja instalado um implante com diâmetro compatível com a função que o futuro dente exercerá na mastigação.

Entretanto algumas vezes o osso residual é insuficiente para a adequada fixação dos implantes, necessitando uma reposição é o que chamamos de enxerto ósseo.

Saiba mais: É possível ter perda óssea nos implantes dentários?

O que é enxerto ósseo sobre implante dentário?

enxerto sobre implante dentarioO enxerto ósseo é a introdução de tecido ósseo em uma região onde existe uma perda óssea com a intenção de reconstituir ou mesmo possibilitar a introdução de implantes osseointegráveis, ou com finalidades estéticas para situações onde a perda óssea dificulta de forma incisiva a estética final do tratamento.

Quem precisa de enxerto?

Todos pacientes que não possuem capital ósseo suficiente para instalação segura de implantes, e aqueles onde a estética final do tratamento pode ser comprometida.

Pacientes que usaram durante muitos anos próteses removíveis, ou perderam seus dentes há muito tempo também podem ser candidatos aos enxertos ósseos.

Leia mais: Protocolo sobre implantes Dentário

Qual o tempo de recuperação até tirar os pontos para quem faz esse procedimento?

Bom existem enxertos ósseos mais simples, onde o osso é sintético e pode ser utilizado para fins estéticos ou mesmo em pequenas porções para cobrir eventuais roscas dos implantes expostas.

Nesse caso a recuperação é bastante tranquila em 5 a 7 dias esta totalmente recuperada. No caso dos enxertos maiores (em bloco, por exemplo), haverá um edema maior e a recuperação varia de 10 a 15 dias.

Após esse período são removidos os pontos e só esperar por cerca de 5 meses para instalar os implantes sobre o novo osso .

É possível surgir infecções?

Qualquer cirurgia é passível de infecções.

Todavia são raras, pois toda material esta estéril e o paciente estarão fazendo uso de antibióticos.

Existe algum tipo de rejeição?

Quando usamos material de qualidade comprovada, ou mesmo o próprio osso removido de alguma área doadora do paciente (osso autógeno) não haverá nenhuma complicação nem mesmo rejeição, pois o índice de pessoas com reação alérgica aos  produtos utilizados é irrelevante .

Quais os cuidados que se devem ter antes e depois nesse tipo de procedimento?

Primeiro repouso absoluto, com suspensão de atividades físicas e exposição ao sol.

Evitar usar prótese sobre os enxerto durante pelo menos 1 mês.

Tomar a medicação corretamente e ter uma dieta rica em cálcio.

Não realizar precocemente a instalação dos implantes e também não pode passar de 5 meses para que não aja reabsorção óssea.

Quais os tipos de alimentos se devem comer depois do procedimento?

Após o procedimento procurar ter uma dieta mais, liquida ou pastosa, com alimentos frios ou em temperatura natural.

Alimentos como sorvetes, sucos, vitaminas, leite,iogurtes ,açaí.

Após esse tempo de cicatrização ( por volta de 15 dias ) a dieta se normaliza , sempre dando ênfase no consumo de alimentos ricos em cálcio.

Existe alguma restrição alimentar?

Alguns alimentos devem ser evitados.

Por exemplo, comidas muito temperadas e apimentadas, alguns frutos do mar e comida muito gordurosa tipo feijoada.

Considerações finais

Os enxertos ósseos sobre implante dentário são uma ferramenta muito útil para que seja possível a realização de implantes dentais, entretanto alguns pacientes são reticentes a aderir a essa terapia seja por medo ou mesmo por condições financeiras.

Por isso ao longo de 21 anos de trabalho desenvolvi algumas técnicas que eliminam a necessidade de enxertos em diversas situações.

Trabalhar no osso reabsorvido exige extrema habilidade e experiência, e para quem conhece os segredos, pode sim evitar a realização de procedimentos mais cruentos com no caso dos enxertos ósseos.

Se você precisa resolver esse problema, entre em contato conosco através do formulário abaixo:

Deixe uma resposta