Dente Siso Nascendo e Doendo

Meu Dente siso está nascendo e doendo – O que fazer?

Dente Siso Nascendo e Doendo

Dessa vez resolvi escrever sobre algo que a grande maioria das pessoas sofre , quando atinge a fase adulta . A dentição humana é composta por 32 dentes. São 2 arcadas (mandíbula –inferior um osso móvel e a maxila superior osso fixo . Em ambas encontramos 4 dentes incisivos , 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares .

Porque dói ao nascer?

Dente Siso Nascendo e DoendoA Arcada dos seres humanos vem evoluindo com o passar dos séculos. Nossos ancestrais mais longínquos tinham a boca e o crânio maiores. Mas com a evolução da nossa espécie esses ossos faciais foram diminuindo seu diâmetro e consequentemente o espaço para erupção dos terceiros molares ou dente siso.

Saiba mais detalhes sobre os dentes sisos: Quero Saber Mais Sobre os Dentes Sisos

Como Aliviar As dores do Dente Siso Nascendo e Doendo?

Para o alívio do dente siso quando esta nascendo e doendo pode-se usar analgésicos e se necessário anti-inflamatórios. Se for observada a correta erupção do dente siso e notar a presença de uma pequena quantidade de gengiva dificultando a exposição completa pode-se realizar uma ULOTOMIA que nada mais é do que a remoção dessa gengiva impactante.

Todavia se houver falta de espaço, cáries ou mesmo dentes inclusos que podem afetar a raiz do segundo molar a melhor opção é a extração dentária deste siso; dessa forma o problema estará sanado . Porém é prudente que este tipo de cirurgia seja realizada por um profissional com experiência, pois não se configura como procedimento tão simples ainda mais quando o dente está totalmente infra-ósseo.

No caso de uma inflamação aguda combinada a infecção local é prudente que se faça uma antibiótico terapia profilática antes da intervenção. Após diminuir o processo agudo, a cirurgia de extração do dente siso pode e deve ser realizada e após em média 7 dias são removidos os pontos .

Curiosidades sobre os Dentes Sisos

Muitas pessoas já nascem sem dentes sisos ou falta de algum deles. São 4 dentes sisos que normalmente um adulto possui . Os dentes sisos mandibulares (inferiores) são dentes de difícil higienização. Muitas vezes por falta de espaço ou posicionamento ósseo,estes dentes ficam impactados e não possibilitam uma erupção correta.

Os sisos superiores além de difícil limpeza ,se porventura estiverem cariados  ,será praticamente inviável a correta restauração dos mesmos devido ao acesso ser muito complicado pela falta de espaço e visão do profissional dentista . Algumas situações os sisos estão totalmente inclusos, ou seja, estão dentro do osso sendo necessário, fazer um acesso com brocas para realizar a extração. Existem casos que o dente fica parcialmente erupcionado,ou seja, apenas uma parte do dente aparece e o restante fica coberto por gengiva – Nessa situação ocorre um acúmulo de placa bacteriana, advinda de restos alimentares não devidamente removidos, o que provoca uma inflamação do periodonto adjacente ao dente levando a uma patologia chamada PERICORONITE.

Essa situação pode ser agravada com a pressão do dente antagonista  quando ocorre a mordida levando em alguns casos até a infecção .

Você sabia que a falta de um ou mais dentes podem causar doenças bucais, digestivo e afetar sua vida social?

Se você precisa resolver esse problema, entre em contato conosco através do formulário abaixo: